sexta-feira, 12 de março de 2010

comunicAÇÃO

buá
buaaaaaá
buaaaaaaaaaaaaaaá
buaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaá
buuuuuuuuuaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaá

ops... acho que confundi o idioma. É que estou imerso no estudo intensivo de uma nova língua. Ela é marcada pela presença de poucos símbolos, mas com variações de estilo e intensidade. É impossível separar sílabas e interpretá-las requer um contexto.
O choro da Sofia nos coloca em alerta. Nos faz buscar as interpretações corretas através de outros indicativos:
choro + fralda suja = troque minha fralda por favor;
choro + mão na boca = tou com fome;
choro + careta com força = licença, estou fazendo número 2.

O poder de comunicação da Sofia é limitado, mas rapidamente vai estabelecendo comigo e Samira uma via ilimitada de entendimento.
Somos seus intérpretes.
Me sinto capaz de aprender, me vejo com desejo de entendê-la em todas as dimensões, por isso não quero perder nada. Cada novo movimento, cada novo som, cada novo olhar vão, sozinhos e em conjunto, elaborando novas expressões da minha pequena Sofia que deseja dizer: "estou por aqui."
Quero estar sempre presente minha filha. Me esforçarei para não perder nenhuma parte dos seus sinais de comunicação em cada fase de sua existência. Tenho entendido que para entender o próximo sinal, terei que dominar o atual.

ops! Sofia chorando. Vamos à interpretação.
(pausa)

Voltei!
troca Fralda , banho, limpa umbigo, veste roupa, mamando...
Não há como não entender quando o que se quer é satisfazer.
Estou pronto filha! Foi me dado autoridade (capacidade para satisfazer fisica, emocional e espiritualmente).

An? O que? Espera filha... essa é nova...

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário